BC-Intervencao-Edicoes-MarcaCorte-01.png
BC-Intervencao-Edicoes-MarcaRegistro.png
BC-Intervencao-Edicoes-MarcaCorte-02.png
BC-Intervencao-Edicoes-Textos.gif

SOBRE A

CARROCINHA

EDIÇÕES

BC-Intervencao-CaixaImagem.png

CARROCINHA EDIÇÕES 


é um selo editorial organizado pela Banca Carrocinha.

BC-Intervencao-CaixaTexto-Resumo.png
BC-Intervencao-Edicoes-Escritas-01.png

Desde novembro de 2018 a Banca Carrocinha mergulha em águas desconhecidas, com o imenso desejo de esmiuçar cada atravessamento possível a respeito da publicação independente e seu circuito. Construir um espaço curatorial e de distribuição de publicações nos trouxe uma relação ímpar com o objeto impresso, sobretudo, ocupando desde a nossa abertura, um aparelho municipal de arte e cultura, o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Ter nascido em um contexto de acirramento político, aprofundamento do desmonte educacional e crescente desvalorização dos livros, aguçou nosso olhar sobre o que desejamos distribuir, como também o que desejaríamos publicar. Aos poucos, conteúdo, formato, financiamento e distribuição se mostraram para nós estruturas indissociáveis e pilares dessa nova empreitada.

BC-Intervencao-Edicoes-QuebraPagina-v01.
BC-Intervencao-CaixaTexto-Projetos.png
BC-Titulos-Projetos.gif
BC-Intervencao-Edicoes-EscalaCor-Dupla.p

Pretofagia

Um ensaio-cena em 4 atos

BC-Intervencao-Edicoes-Escritas-02.png

A publicação Pretogafia é a primeira da Carrocinha Edições. A aproximação com o artista Yhuri Cruz aconteceu dentro do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, aparelho público de cultura do Rio de Janeiro, onde Yhuri expôs, em 2019, “Pretofagia: uma exposição-cena”, e onde realizamos nossa residência artística-editorial. Nesse encontro, nos encantamos pela produção de Yhuri e seu uso da palavra como suporte artístico - um dos pilares da concepção deste projeto. Pela urgência do ensaio-cena de Yhuri, era evidente que Pretofagia precisava estar presente nas ruas onde diariamente caminham milhares de EUS. Assim surgiu a ideia do projeto gráfico dessa publicação, que se apoia em formatos de alta circulação. Quando manuseada, evoca um gesto semelhante à leitura de um jornal.

Quando desdobrada, se revela um livro aberto; em seu verso, a possibilidade de um lambe-lambe.Este exemplar é fragmento de algo maior. Dentro desta tiragem, foram impressas 6 variações que compõem uma peça com mais de 3m de comprimento.

Reunidas, propagam:

 

– VIDA, ESTOU COMENDO VOCÊ.

BC-Intervencao-Edicoes-QuebraPagina-v01.
BC-Intervencao-Edicoes-Textos-02.gif

Publicação Independente como Plataforma de Urgência

BC-Intervencao-Edicoes-Escritas-03.png

Por que publicar? Por que circular? Por que organizar uma feira? Por que promover encontros? Essas foram perguntas que figuraram em diversos debates da imersão Publicação Independente como Plataforma de Urgência, que organizamos em parceria com a Revista Piseagrama e _tijuana em junho de 2019. Essas mesmas perguntas também sulearam os 4 guias de instrumentalização presentes nessa publicação, que foi construída por muitas mãos e cabeças que entendem que publicar - pelo ato de reverberar ideias no mundo - é urgente. Sempre foi, agora ainda mais. Os guias presentes nesta publicação são uma tentativa, ainda que inicial, de descentralizar as narrativas e abarcar corpos e vozes que disputam a hegemonia do campo das ideias, dos livros, das artes, das subjetividades. Complementando a zine, também organizamos uma plataforma online - um Drive de acesso público - onde compartilhamos todos esses guias, gabaritos de arquivos, referências bibliográficas e uma rede com contatos de pessoas envolvidas no circuito de publicadores. Em breve, todo esse material também estará disponível no nosso site.
 

Desde 2019, já foram impressas 3 edições desta publicação - que espera estar sempre desatualizada, reafirmando a constante renovação do mundo das publicações independentes. Em agosto de 2020, esse material foi coletivamente traduzido para o espanhol, com apoio do grupo de tradução organizado pela tijuana>rio e Biblioteca EAV Parque Lage.

BC-Intervencao-Edicoes-QuebraPagina-v01.
BC-Intervencao-Edicoes-MarcaCorte-03.png
BC-Intervencao-Edicoes-MarcaRegistro.png