BC-Intervencao-Atividade-01-v03.png
BC-Titulos-Praticas.gif

A Banca Carrocinha desenvolve ações e atividades suleadas por quatro eixos principais: a promoção da publicação independente, o debate acerca 
da autopublicação e do circuito independente, a democratização de ferramentas editoriais e a produção como meio de expressão. Nos vemos como facilitadores desses encontros, sempre perpassados pela urgência de promover e publicar conteúdos pertinentes e que tenham seu alcance potencializado.


Encaramos tais atividades como vitais para a quebra do estados das coisas e para que isso ocorra é necessário não somente a criação de oportunidades, mas a garantia de acesso e permanência de corpos historicamente excluídos desse contexto. Por isso, todas as atividades construídas até aqui foram gratuitas ou mantidas por contribuição voluntária, disponibilizando material necessário e realizadas em espaços públicos e acessíveis.

 

BC-Intervencao-Atividade-Separador-v02.p

SAC: Serviço de Atendimento ao Carrocinher

feed_sac6.png

Dado o contexto de isolamento social consequente da pandemia de COVID, criamos o SAC - Serviço de Atendimento ao Carrocinher. Uma iniciativa gratuita, virtual e guiada pelo desejo de compartilhar as nossas experiências com entusiastas que desejavam de, alguma maneira, materializar ideias engavetadas ou que surgiram naquele momento. Acreditamos profundamente que ajudar novos projetos autorais é um pequeno passo para garantir fôlego a um movimento tão importante, mas também tão vulnerável, que é o da publicação independente.

 

Funcionou assim: éramos contactados via e-mail a partir de uma publicação nas redes sociais que explicava a ação, onde recebíamos infos do possível projeto. Em seguida íamos para um encontro virtual com as trocas, dúvidas e orientações. Desses encontros, saiu de tudo: fotolivro, publicação de poesia, zines mil, projetos coletivos, construção de editais e muita bateção de papo pra saber que ninguém tava sozinho nessa!

BC-Intervencao-Atividade-Separador-v02.p

GRUPO DE TRADUÇÃO TIJUANA

_tijuana_110010157_319897082380262_75768

Em um cenário distante da possibilidade de trocas presenciais, a tijuana (@_tijuana) e a Biblioteca Centro de Documentação e Pesquisa da EAV (@parquelage) propõem encontros virtuais de aprofundamento do trabalho editorial independente. Nesses encontros, textos em português, espanhol e inglês serão a base para debates sobre o que, como, e por que publicar. Com orgulho, a Banca Carrocinha compôs o segundo grupo de leituras, com a zine “Publicação Independente Como Plataforma de Urgência”. As inscrições foram gratuitas e para todos os níveis de português, inglês, e espanhol.

 

Como uma etapa posterior, em parceria com a editora par(ent)esis, o texto diagramado e transformado em uma publicação fará parte do acervo físico da Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa da EAV Parque Lage, além de outros acervos independentes. Sua versão digital estará disponibilizada de forma gratuita assim como a edição original.

BC-Intervencao-Atividade-Separador-v02.p

FEIRA CARROCINHA

Para comemorar o nosso aniversário, organizamos a nossa primeira feira de publicações independentes: FEIRA CARROCINHA - Edição Meu Primeiro Aninho. Celebramos um aniversário lindo, com direito a bolo, guaraná, cama elástica e mais de 50 expositores presentes em uma via pública no centro do Rio.


Para essa festinha acontecer, contamos com o apoio do Centro Municipa, de Arte Hélio Oiticica (CMAHO), que é a nossa primeira casa, e da Cerveja Praya, que garantiu o bar e, consequentemente, parte do financiamento do evento. Organizar uma feira de publicações independentes, especialmente em tempos de censura e cerceamento cultural, foi um desafio enorme e o sucesso da nossa primeira edição só nos reforça a importância de espaços como esse.

VictorCuri_Aniversario1ano_BancaCarrocin
Cópia de VictorCuri_Aniversario1ano_Banc
Cópia de VictorCuri_Aniversario1ano_Banc
BC-Intervencao-Atividade-Separador-v02.p

PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE COMO PLATAFORMA DE URGÊNCIA:

Partindo de algumas inquietações em relação aos possíveis rumos das publicações independentes, a Banca Carrocinha se uniu à Revista Piseagrama para criar um espaço experimental que permitisse a discussão, o aprofundamento e a construção de conteúdo acerca desse tema durante a agenda de atividades da tijuana > rio > 2019. Este espaço, que ocorreu em forma de uma imersão de 5 dias, teve como objetivo repensar o papel das publicações independentes, levando em conta linguagem, conteúdo, financiamento e distribuição, sobretudo como uma plataforma de urgência.

Nessa imersão reunimos um grupo diverso de entusiastas, publicadores e pesquisadorezzzs do circuito independente. Entendendo que havia uma enorme necessidade de democratizar o acesso à atividade de publicar, o grupo construiu 4 guias que pretendem instrumentalizar o público quanto à autopublicação, distribuição, organização de feiras e construção de atividades em geral, para que discursos mais plurais possam circular com maior autonomia. Todo este material - além de referências bibliográficas relevantes e uma rede de contatos de pessoas envolvidas no circuito - estão disponíveis nessa página aqui (link), onde você pode saber muito mais sobre esse projeto!

Cópia de bancacarrocinha_67832376_252791
Cópia de bancacarrocinha_67048118_263254
Cópia de bancacarrocinha_65955690_232543
BC-Intervencao-Atividade-Separador-v02.p

OFICINA EM TORNO GRÁFICO

Cópia de IMG_6896.jpg

Em parceria com o artista visual e pesquisador João Paulo Racy, facilitamos uma atividade gratuita de fotografia “amadora” e projeto de publicação. Os participantes foram convidados a repensar visualmente o seu entorno urbano, em uma deriva mediada pelo artista, através de fotografias de celular, colagem, apropriação de imagens e outros suportes cotidianos. Posteriormente, a Banca Carrocinha em parceria com João Paulo Racy, orientou o projeto gráfico de cada projeto em alguns encontros presenciais até que se transformassem em uma publicação, combinando as possibilidades editoriais à cada proposta dos participantes.
 

BC-Intervencao-Atividade-Separador-v02.p

OFICINA

KITSUNGI

Para fortalecer a programação do mês de março de 2019 do CMAHO, ministrada por e para mulheres, a Banca Carrocinha convidou a artista visual Elisa Pessoa e a fotógrafa Gessica Hage para nossa primeira oficina prática: Kintsugi - Uma costura visível. A oficina começou com uma roda de trocas e histórias sobre as cicatrizes de cada uma das participantes.

 

A partir dessa conversa, essas mulheres foram fotografadas e, com as imagens geradas, convidadas a fazer um auto-retrato tendo a colagem como suporte - levantando reflexões sobre desconstrução de padrões de beleza e a imagem fragmentária de mulheres reais.

elisapessoa_53759650_179754482995701_301
elisapessoa_58613112_2321121411287413_61
BC-Intervencao-Atividade-Separador-v02.p

RODA

instagram_feed-01 (1).jpg
instagram_feed-01 (2).jpg

Tão importante quanto circular, é dialogar! É com essa ideia que a Banca Carrocinha foi pra rua e orgulhosamente promove a RODA; um encontro para discussão e trocas a respeito do fazer independente, juntando quem está com a mão na massa com quem quer trazer a farinha pro bolo. Se trata de uma atividade sem calendário fixo, que acontece alinhada a projetos da Banca Carrocinha ou quando achamos necessário.

 

Convidamos pessoas envolvidas no circuito de publicações independentes para sentar em roda e dividir experiências, debater questões e pensar possíveis soluções junto com o público.